A Pedra Sobreposta é um tesourinho mal escondido no cimo da Serra da Lomba, limite NE da Serra da Estrela, sobranceira ao Caldeirão, vale do rio Mondego, na fronteira dos Concelhos da Guarda e Celorico da Beira.
Partindo desde a Mizarela são 460m de subida em 4,600m de caminhada, uma média de 10%, mas que valem bem a pena pela paisagem e pela paz do vale do Caldeirão.
Graças às acessibilidades melhoradas pela construção dos parques eólicos, hoje em dia facilmente se chega a este ponto... até de Lamborghini! Mas eu aconselho uma caminhada pela Lomba fora, a terminar nos Baloiços da Rapa, junto ao talefe da Soida.
Consegue-se subir à Pedra em si mas não tenham ilusões sobre as covas que se podem observar na parte superior. Não são nenhum tipo de túmulo nem fariam parte de nenhum rito ancestral, fosse ele religioso ou pagão: ao que apurei são mesmo só o resultado da erosão...
A ordem do marco geodésico também é difícil de descortinar... deixemo-lo pela 3ª ordem, a contrastar pelas paisagens, que são de 1ª!
Localização: Mizarela (Mizarela, Pêro Soares e Vila Soeiro), Guarda
Coordenadas: 40.557523, -7.354622
Altitude: 1064 m
Carta Militar: 203
Ordem: 3
Sem comentários:
Enviar um comentário