Marco geodésico de 1ª ordem, em bom estado de conservação e de fácil acessibilidade. Encontra-se junto ao castro da antiga vila do Jarmelo, um local com história, condenado ao abandono por D. Pedro como represália pelo assassinato de D. Inês.
Conta a lenda que, sendo um dos executantes da amada do herdeiro do trono "senhor" daquele local, D. Pedro terá mandado arrasar os terrenos com sal, tornando-os infrutíferos, e que também poderá ter ditado por lei que nenhum edifício daquela sede de Concelho poderia sofrer obras de beneficiação ou recuperação, tornando assim inevitável o abandono das terras. Estudos mais recentes mostram que a vila seguiu o curso normal da história e apenas foi sendo abandonada e sofreu grandes perdas de população devido às guerras com Castela e à Peste Negra.
Hoje, são ainda bem visíveis as runias das muralhas e de algumas casas no seu interior, local de passagem em direcção ao marco. Ao lado fica o recinto da feira anual do Jarmelo, feira de gado onde a raça bovina jarmelista, autóctone, é a estrela principal.
Localização: Castro do Jarmelo, Devesa, S. Pedro do Jarmelo, Guarda
Coordenadas: 40.591208, -7.132701
Altitude: 943 m
Carta Militar: 193
Ordem: 1
Sem comentários:
Enviar um comentário